sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Processo de Interação de Tecnologias ao Currículo

Ativ7_RosangelaCarvalho_Unid4

PROCESSO DE INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS AO CURRÍCULO

O que é currículo?

É um projeto que estabelece um elo entre os princípios e a prática, incluindo tanto a matéria a ser ministrada quanto suas características.

Podemos dizer, em termos genéricos, que um currículo é um plano pedagógico e institucional para orientar a aprendizagem dos alunos de forma sistemática.

Mas, é importante observar que esta ampla definição pode adotar variados matizes e as mais variadas formas de acordo com as diferentes concepções de aprendizagem que orientam o currículo. Melhor dizendo: segundo o que se entenda por aprender e ensinar, o conceito de currículo varia como também varia a estrutura sob a qual é organizado.

O currículo é definido a partir de diretrizes nacionais. Os Parâmetros Curriculares Nacionais trazem como sugestão, uma forma de definição das disciplinas e distribuição dos conteúdos entre os componentes curriculares propostos. "

O currículo escolar reflete todas as experiências em termos de conhecimento que serão proporcionados aos alunos de um determinado curso e representa a caminhada que o aluno faz ao longo de seus estudos, implicando tanto conteúdos estudados quanto atividades realizadas sob a tutela escolar. Um currículo também pode ser definido a partir dos livros didáticos que são adotados para cada série escolar ou pode funcionar a partir de algumas diretrizes nacionais.

A educação hoje necessita de reformulações em metodologias, em recursos didáticos, para poder acompanhar o mundo evoluído tecnologicamente e ao qual está inserida. Não devemos, no entanto, acreditar que o simples fato de a escola possuir computadores estará sendo atual e moderna. Corre-se o risco de mal uso sem finalidades objetivas e didáticas.

As novas tecnologias exige qualificação do professor, onde o mesmo estará utilizando o computador no processo de construção do conhecimento e é importante que o professor conheça as especificidades de cada um dos recursos para orientar-se na criação de ambientes que possam enriquecer o processo de aprendizagem.

Nenhum comentário: